Alagoas, assim como outros estados brasileiros, reconhece a necessidade de aumentar a cobertura das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Imunização. Para endereçar essa questão, o Governo de Alagoas assinou, nesta terça-feira (7), o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, uma parceria com os 102 municípios alagoanos para implementar diversas ações visando mudar essa realidade.
O pacto prevê a promoção de ações educativas, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da imunização. O objetivo é impulsionar as coberturas vacinais e evitar que doenças erradicadas, como a paralisia infantil, voltem a ser notificadas no estado. Coordenada pelo Ministério Público e outros órgãos e entidades de saúde pública, essa iniciativa visa a mobilização em massa em prol da vacinação.
Gustavo Pontes, secretário de Estado da Saúde, destaca a importância do Programa Nacional de Imunização (PNI) e o compromisso do governo estadual com a vacinação. “Nós em Alagoas já recuperamos, de 2022 até hoje, aumentamos em mais de 22% o nosso índice de vacinação. E o governador Paulo Dantas sempre tem nos orientado e nos cobrado isso, porque só se salva vidas por meio da vacinação”, enfatiza.
A análise das coberturas vacinais dos últimos cinco anos em Alagoas, em crianças de até 1 ano de idade, revela uma variação nos índices de adesão às diferentes vacinas. Enquanto algumas, como a vacina BCG e a Pentavalente, registraram aumentos significativos, outras apresentaram oscilações ao longo do período. O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal surge como uma estratégia vital para assegurar que todas as crianças do estado tenham acesso às vacinas essenciais para sua saúde e bem-estar.