O Governo de Alagoas informou que atingiu a marca de mais de duas mil carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) emitidas em apenas um ano desde o início do serviço, respaldado pela Lei Estadual 8.254/2020. A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) disponibiliza o documento, que não só facilita a identificação, mas também garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados.
Dessas carteiras emitidas, 739 foram entregues em Maceió e 428 em Arapiraca, sendo parte de um total de três mil cadastros realizados. A Ciptea está disponível nas unidades do Já em Arapiraca, no Centro de Maceió e no bairro do Benedito Bentes. Para solicitar o documento, é necessário apresentar RG, CPF, comprovantes de residência e de tipo sanguíneo, fotografia no formato 3×4 e laudo médico que confirme o diagnóstico de autismo.
A secretária Arabella Mendonça (Secdef) destaca que a Ciptea já é reconhecida em outros estados, graças ao símbolo do quebra-cabeça presente no cordão do documento, que representa o autismo. O Decreto Estadual 90.408 de 31 de março estabelece que a Secdef seja responsável pelo cadastro e fornecimento da carteira para a população, reforçando o compromisso do governo com a inclusão e o suporte às pessoas com deficiência.