Search
Close this search box.
Search

Fogueiras e fogos de artifício: riscos à saúde respiratória no São João

Especialista alerta para cuidados e recomendações para evitar problemas.
O perigo das fumaças de fogueiras
Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau
Fogueiras devem ser evitadas em ambientes urbanos, recomenda especialista.

O pneumologista Luiz Cláudio Bastos, do Hospital Geral do Estado (HGE), alerta para os riscos à saúde respiratória causados pelas fogueiras e fogos de artifício durante as festas juninas. A fumaça produzida por esses elementos contém substâncias tóxicas que podem causar irritações e doenças respiratórias, como bronquite, pneumonia e asma.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O especialista também destaca o aumento de casos de gripes e resfriados no inverno nordestino, que podem evoluir para doenças mais graves se não forem tratados adequadamente. Ele recomenda procurar atendimento médico em caso de descontrole dos sintomas.

Leia também:  Termina neste domingo (30) pré-matrícula para cursos de idiomas gratuitos da Seduc

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas recomenda que as fogueiras sejam feitas longe de áreas de mata e fiações elétricas, e que se utilize madeira de sobras de construção ou galhos caídos de árvores. O corte de árvores nativas sem autorização é crime ambiental.

Em caso de problemas respiratórios, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população a procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Para crianças, o HGE também oferece atendimento.

MaceióBrasil