Search
Close this search box.
Search

Filme alagoano “Diafragma” é indicado ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro

Curta de animação está disponível gratuitamente no Porta Curtas e pode receber votos do público até 10 de junho.
Animação alagoana
Imagem: Divulgação
Diafragma concorre no primeiro turno do Prêmio Grande Otelo.

O premiado filme alagoano “Diafragma” foi indicado para concorrer no primeiro turno do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024, na categoria Curta de Animação. Dirigido e animado por Robson Cavalcante e produzido por Renah Berindelli, o filme está disponível no site Porta Curtas (portacurtas.org.br), onde pode ser apreciado gratuitamente e receber votos do público até esta segunda-feira (10).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Produção e apoio

“Diafragma” é o primeiro projeto de animação da Sambacaitá Produções, realizado com recursos do Prêmio Professor Elinaldo Barros / Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A distribuição contou com o apoio do Sebrae Alagoas e foi feita pela Selva Independente. O filme também tem como coprodutor o Aqua Studio e como produtoras associadas a La Ursa Cinematográfica e a Cana Filmes.

Sinopse e trajetória

A animação narra a história de um menino criativo que se adapta à perda gradual de visão provocada pelo diabetes. “Diafragma” estreou no Festival Olhar de Cinema (PR) e participou de festivais como o Curta Kinoforum (SP), Cine Ceará (CE) e a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). O curta foi premiado em vários festivais, incluindo o 2º Festival de Cinema de Arapiraca (AL), o 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM (SC), o 8º VerOuvindo (PE) e o 6º Festival de Cinema de Rua de Remígio (PB). Recentemente, entrou no catálogo da SPcine Play, disponível com acessibilidade em Libras e Audiodescrição.

Reconhecimento e impacto

Renah Berindelli, produtora do filme, expressou orgulho pela trajetória do curta e espera que ele inspire novas produções de animação em Alagoas. Robson Cavalcante, diretor e animador, destacou a importância de levar a mensagem do filme a um público maior e a oportunidade de fortalecer o segmento criativo local.

Apoio governamental

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, celebrou a indicação de “Diafragma” ao Prêmio Grande Otelo, ressaltando o apoio governamental ao cinema local. “A inclusão de ‘Diafragma’ na premiação mais prestigiada do cinema brasileiro é um testemunho do talento e da criatividade dos nossos profissionais do cinema. Alagoas está cada vez mais consolidando seu lugar no cenário audiovisual nacional, graças ao compromisso contínuo com o incentivo à cultura e às artes em nosso estado,” afirmou.

Premiação e votação

A votação do público no site Porta Curtas é uma ação paralela à premiação e seu resultado será divulgado em breve. A escolha das cinco obras finalistas para concorrer ao Troféu Grande Otelo será feita exclusivamente pelos sócios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, em data a ser definida.

MaceióBrasil