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Dia dos Namorados em Alagoas: Presentes e gastos estimados

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Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) revelou que quase metade dos entrevistados pretende comprar presentes e fazer entregas no Dia dos Namorados. Aqueles que não planejam presentear alegam principalmente não ter alguém para presentear. Outros motivos incluem a falta do costume de dar presentes ou estar mais cauteloso com as finanças, evitando dívidas excessivas.

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De acordo com o economista da Fecomércio-AL, Lucas Sorgato, a maioria dos entrevistados planeja gastar até R$ 200, sendo que a faixa prioritária fica entre R$ 51 e R$ 100. No entanto, 11,4% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear com itens acima de R$ 301, indicando a existência de um mercado diversificado, dependendo do nível de renda.

Com base nos números da pesquisa, a média de gastos por presente foi calculada em R$ 163,38. Levando em consideração que existem cerca de 249 mil casais na cidade de Maceió, estima-se um potencial de gastos de aproximadamente R$ 40.680.375,00. Considerando apenas os 46% que planejam presentear, a estimativa de movimentação financeira é de cerca de R$ 18.712.972,50, um aumento de 16,04% em relação ao mesmo período do ano anterior.

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A pesquisa também revelou que os produtos de vestuário são os presentes mais procurados, com 39,3% dos entrevistados optando por eles. Em seguida, perfumaria e calçados foram mencionados por 19,1% e 17,6% dos entrevistados, respectivamente. A categoria “outros” inclui itens de tecnologia, celulares e lembrancinhas não especificadas, como ursinhos de pelúcia. As lojas de shoppings e do Centro de Maceió são os destinos mais populares para as compras do Dia dos Namorados.

A pesquisa, realizada entre os dias 29 e 31 de maio, também revelou que 56% dos entrevistados planejam comemorar a data em restaurantes, seja indo ao local ou pedindo refeições para entrega em casa.

O economista Lucas Sorgato explicou que a pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa/quantitativa, com entrevistas pessoais individuais. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado e posteriormente tabulados. A pesquisa abrangeu homens e mulheres maiores de 18 anos, e dados secundários do IBGE foram utilizados para cálculos e estimativas.

MaceióBrasil