O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) realizará no dia 14 de abril de 2025, a partir das 10h, um leilão online com 100 veículos classificados como conservados. Entre os lotes disponíveis, há carros e motocicletas que foram apreendidos e não resgatados pelos proprietários ou agentes financeiros dentro do prazo de 60 dias, conforme o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O leilão será feito exclusivamente pela internet, através do site do leiloeiro oficial (www.leiloesfreire.com.br). Os interessados devem realizar o cadastro na plataforma com, no mínimo, 48 horas de antecedência, e fornecer documentação exigida, como um documento de identidade com foto ou comprovantes jurídicos para empresas.
Para garantir maior transparência, os lotes estarão disponíveis para visitação no pátio situado na Rua Suzete Gonzaga de Lima (atual Avenida Asa Branca), Quadra 164, bairro Guaribas, em Arapiraca. A inspeção visual poderá ser feita nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A avaliação é apenas visual, sem permissão para manuseio dos veículos ou retirada de peças. Técnicos particulares podem acompanhar os interessados durante a vistoria.
Todos os veículos ofertados no leilão estão classificados como “conservados com direito à documentação”. No entanto, o Detran alerta que os bens podem apresentar sinais de desgaste, falta de peças ou necessidade de consertos, sendo responsabilidade do arrematante assumir os custos de eventuais reparos. O pagamento do valor do arremate deve ser feito à vista ou em até 24 horas úteis, conforme instruções do leiloeiro, e a retirada dos veículos deve respeitar os prazos definidos. A transferência de propriedade deve ser feita em até 30 dias.
A presidente da Comissão de Leilão de Veículos, Lúcia Bastos, reforça que o evento representa uma oportunidade de dar nova destinação a veículos parados. Ela também destacou a importância de os interessados utilizarem apenas os canais oficiais para evitar fraudes.
O Detran/AL alerta sobre golpes relacionados a leilões virtuais e reforça que todos os procedimentos devem ser feitos apenas por meio dos sites www.detran.al.gov.br/licitacoes e www.leiloesfreire.com.br.
Outras informações estão disponíveis no edital Nº 01/2025, publicado nos sites oficiais, ou por meio do e-mail da comissão de leilão: comissaoleilao@detran.al.gov.br.