O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) encerrou a fila de espera para agendamento do exame prático de direção veicular na categoria B. Com o lançamento do mutirão da CNH em abril, foram disponibilizadas 4 mil vagas extras para que os usuários pudessem antecipar suas provas, proporcionando melhorias no atendimento aos cidadãos.
A medida tem beneficiado especialmente os candidatos que buscam obter a primeira habilitação ou realizar a mudança de categoria e optam por realizar os exames em Maceió e Arapiraca. Segundo o chefe da Comissão Examinadora de Trânsito, Fábio Monte, além de eliminar a fila de espera, a ampliação das vagas tem impactado positivamente no tempo de conclusão do processo de habilitação.
Anteriormente, a espera para agendamento prolongava o tempo necessário para finalizar o processo. Agora, os candidatos reprovados possuem um prazo menor para realizar um novo exame. Assim que o resultado é registrado no sistema, basta efetuar o pagamento da taxa de reteste e agendar para qualquer data disponível, sem a necessidade de esperar um período mínimo.
O mutirão faz parte das ações dos primeiros 100 dias de trabalho da atual gestão do Detran e contou com o apoio do governador Paulo Dantas. A iniciativa continua mesmo com a fila zerada, visando facilitar a conclusão do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os candidatos que já concluíram o curso teórico obrigatório e foram aprovados na prova teórica devem acessar o site detran.al.gov.br para agendar o exame prático, agora sem a necessidade de enfrentar uma fila, podendo agendar a prova em até três dias.
“Estamos orgulhosos desse resultado, pois compreendemos o impacto negativo que a longa espera causava na vida dos alagoanos, principalmente aqueles que dependem da habilitação para ingressar no mercado de trabalho. Agora, eliminamos a fila e planejamos continuar nesse ritmo, aprimorando cada vez mais nossos serviços. A partir de junho, expandiremos o mutirão para o interior do estado. Estamos investindo em tecnologia para tornar o Detran/AL mais acessível e digital ao público”, declarou o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman.