Para facilitar o acesso de idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs) às credenciais de estacionamento, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) habilitou-se junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que o documento seja emitido digitalmente pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Desde 2020, Alagoas já emitiu 3.180 credenciais para este público, disponíveis tanto pela CDT quanto pelo site do Detran.
Digitalização e agilidade na emissão
No estado, 134.400 usuários com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão aptos a solicitar o benefício. Segundo Lígia Teixeira, assistente de Trânsito do Detran-AL, a credencial digital é vitalícia para idosos e, para PCDs, tem validade vinculada ao Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. “Essa digitalização aproxima os serviços do Detran da população, principalmente dos que necessitam de um atendimento mais acessível e simplificado”, explicou.
Opções para não habilitados
Para idosos e PCDs que não possuem CNH e residem em cidades sem trânsito municipalizado, o documento pode ser solicitado presencialmente na sede do Detran em Maceió, em qualquer uma das 14 Ciretrans no interior, ou nas unidades do programa Já!.