O boleto da conta de energia em Alagoas mudou e alguns consumidores já estão recebendo a cobrança no novo formato. Contudo, algumas pessoas acharam que se tratava de um golpe e divulgaram mensagens nas redes sociais informando que a fatura não fosse paga. A Equatorial desmentiu o boato e confirmou a mudança no modelo da conta.
O novo boleto começou a ser distribuído aos consumidores no início deste mês de julho. Veja as alterações:
Tamanho do papel – o boleto está mais longo em relação ao formato anterior.
Mudança de nomenclatura – o “código único” agora passa a se chamar “conta contrato”. Essa numeração não sofreu alteração em relação às faturas anteriores e é necessária para que o cliente acesse os diversos serviços no atendimento presencial, telefônico ou online. Para se identificar junto a Equatorial, o cliente deve informar a sua conta contrato.
Nota fiscal Eletrônica – Um QR-Code aparece na parte superior da fatura para que o cliente possa emitir a nota fiscal. Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente terá acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do estado.
Pagamento com PIX – o cliente deve fazer a leitura do QR Code que consta na parte inferior da conta para realizar a transação.
Número do NIS – a nova fatura dispõe de um espaço exclusivo para informar o Número de Identificação Social (NIS), que aparece na conta como Número de Programa Social. Isso indica que o cliente já está cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e recebe o desconto no consumo de energia, que pode chegar a 65%.
Quando o cliente tiver o NIS e perceber que o número não aparece na conta de luz, ele deve se cadastrar por um dos canais de atendimento da Equatorial, para garantir o desconto na tarifa social. A distribuidora reforça que o NIS precisa ser atualizado a cada dois anos, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) ou sedes do Bolsa Família, nos municípios.
As informações sobre classificação de fornecimento de energia conforme as regras estabelecidas pela Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) podem ser conferidas na fatura. Também é possível confirmar qual a voltagem da tensão fornecida.
“A partir desse momento, nessa nova fatura as informações estão mais bem organizadas e de fácil entendimento para os consumidores”, detalhou a gerente de relacionamento com o cliente, Patrícia Moraes.
Informações relacionadas aos dados cadastrais do consumidor como nome, endereço, CPF/CNPJ, informação do mês/ano do consumo, valor total a pagar e o vencimento da fatura não sofreram alterações e permanecem dispostas no documento.
As dúvidas sobre a sua fatura de energia podem ser tiradas através da Central de Atendimento pelo número 0800 082 0196 ou pessoalmente em uma unidade de atendimento.