A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Direito Médico e da Saúde, está realizando, ao longo deste mês de agosto, uma série de palestras em hospitais e bancos de leite do estado, com o objetivo de orientar mulheres sobre os direitos das lactantes. A ação acontece em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre os benefícios do leite materno.
O pontapé inicial aconteceu no Hospital Santa Rita, no município de Palmeira dos Índios. Lá, os advogados e membros da comissão Victor Lemos e Denize Silva realizaram uma palestra para cerca de 25 pessoas, entre lactantes e profissionais da saúde.
O segundo local a receber os membros da OAB Alagoas foi a Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, onde os advogados Bárbara Toledo, Gabriel Cansanção e Mariana de Albuquerque falaram aos presentes sobre a importância do leite materno e os direitos garantidos em lei às mulheres que amamentam, como descansos especiais durante a jornada de trabalho e atendimentos prioritários.
“O nosso objetivo é conscientizar e informar sobre a importância do aleitamento materno, bem como orientar gestantes e lactantes sobre seus direitos”, destaca a presidente da comissão, Priscilla Lessa.
A próxima unidade de saúde a receber os membros da comissão da OAB/AL fica no município do Pilar. Lá, será realizada uma roda de conversa com mães e profissionais de saúde.