A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas foi lançada na Fazenda Paissandu, em Atalaia, com a imunização do rebanho da propriedade rural. A meta da campanha é vacinar 100% do rebanho de bovinos até o dia 31 de maio e manter o estado na zona livre com vacinação. Atualmente, Alagoas possui mais de 1,3 milhão de bovídeos.
A campanha contou com a presença do presidente e da secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, além do corpo técnico da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
O pecuarista Osman Alencar destacou a importância de manter a sanidade do rebanho e vacinar os animais. Após a vacinação, a declaração deverá ser feita até o dia 15 de junho, sob pena de multa.
Na última etapa da campanha, realizada em novembro passado, Alagoas registrou cobertura vacinal de 97,7% do rebanho. Já em maio de 2022, foram vacinados 97,8% dos animais. Atualmente, Alagoas conta com 46.873 propriedades rurais e 53.691 criadores cadastrados na Adeal.