Search
Close this search box.
Search

Casos de dengue quase triplicam em Alagoas

No Nordeste, estado foi o que registrou maior aumento em infecções pelo Aedes aegypti, com crescimento de 187%
image
Imagem: Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se desenvolve em água limpa e parada. Foto: Carla Cleto

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, nesta terça-feira (30), que Alagoas é o estado do Nordeste que mais registrou aumento nos casos de dengue do ano passado para cá. Em 2020, o número de infectados pelo Aedes aegypti foi de 2.215. Já neste ano de 2021, foram apontados 6.357 casos, o que representa um aumento de 187%. Diante desta situação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta sobre a necessidade de a população alagoana investir na prevenção, por meio do combate ao mosquito transmissor da doença.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue são febre alta maior que 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Ao apresentar qualquer dos sintomas listados, é importante procurar um serviço de saúde para diagnosticar e tratar adequadamente. Os serviços são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também:  Sobe para 18 o número de mortos em acidente com ônibus escolar na Serra da Barriga (AL)

O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. Ele é confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido.

MaceióBrasil