A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou que Alagoas registrou mais de 98,5 mil inscrições para o Enem 2023, refletindo um aumento de mais de 57% em comparação ao ano anterior. Esse crescimento é atribuído ao engajamento dos professores e gestores escolares na inscrição dos concluintes do ensino médio deste ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelando que mais de 4,6 milhões de pessoas em todo o país farão o Enem 2023.
Destaca-se também o resultado expressivo da rede estadual de ensino, que teve 22.854 concluintes inscritos no Enem deste ano, representando mais de 70% do total de estudantes de turmas regulares. A Secretaria ressalta que o sucesso alcançado é resultado do mutirão promovido pelas unidades de ensino, com a mobilização de professores e coordenadores mentores para garantir a participação máxima dos concluintes do ensino médio. A Seduc disponibilizou os laboratórios de informática das escolas para que todos os estudantes pudessem realizar suas inscrições, incluindo aqueles em situação de vulnerabilidade social sem acesso à internet ou computador em casa.
Alagoas atingiu a marca de 98.517 mil inscritos no Enem 2023, sendo 13.245 estudantes “treineiros” (que estão cursando o ensino médio, mas não irão concluir neste ano) e 483 candidatos que não estão cursando ou não concluíram o ensino médio. A maioria das inscrições é de egressos, com cerca de 55 candidatos já tendo concluído os estudos. Além disso, mais de 59.084 mil candidatos alagoanos obtiveram isenção da taxa de prova, sendo estudantes de escola pública e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único.