Search
Close this search box.
Search

Aumento alarmante de queimadas em Alagoas preocupa autoridades ambientais

Instituto registra crescimento de 50% nos focos de calor em comparação com o ano anterior.
Focos de queimadas
Imagem: Ascom IMA-AL
Diversos fatores podem ter ocasionado o aumento, como a estiagem e a ocorrência do El Ninõ.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) divulgou um aumento significativo de cerca de 50% nos focos de queimadas no estado. O monitoramento, realizado pela Supervisão de Geoprocessamento do órgão com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Ambientais (Inpe), revela um total de 9.132 focos de calor registrados até dezembro de 2023.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O início de 2024 também apresenta um crescimento alarmante, com 3.948 focos identificados somente em janeiro, comparados a 1.103 no mesmo período do ano anterior. Esses dados refletem não apenas a estiagem, mas também a ocorrência do fenômeno El Niño e o aumento na capacidade de monitoramento por satélites.

Leia também:  Desemprego em Alagoas atinge a mínima histórica pelo segundo trimestre consecutivo, diz IBGE

A maioria dos registros está em regiões de Mata Atlântica, com cerca de 30% em áreas de ocorrência da Caatinga. Municípios com forte presença de canaviais lideram os números de focos, como Coruripe, que registrou 1.069 ocorrências. O IMA ressalta seu compromisso na coibição do desmatamento ilegal e na divulgação semanal dos relatórios de queimadas para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

MaceióBrasil