Na sexta-feira, 14 de abril, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizará uma sessão especial para discutir os impactos do Novo Ensino Médio. A iniciativa é uma proposta conjunta dos deputados Bruno Toledo (MDB) e Ronaldo Medeiros (PT), que atenderam a um pedido do deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), ex-secretário de Educação do estado. O objetivo é promover um debate sobre os impactos desse novo modelo e buscar soluções efetivas e benéficas para a sociedade.
O deputado Toledo afirma que a intenção é encontrar propostas, correções, soluções e alternativas para melhorar o Novo Ensino Médio. Alunos e professores serão ouvidos durante a sessão, pois são eles que vivenciam a educação de perto e podem contribuir para o desenvolvimento e a qualificação do trabalho.
Ronaldo Medeiros destaca a importância de discutir e planejar melhorias para o novo modelo, considerado uma prioridade para o desenvolvimento do estado e do país. Em seu requerimento, ele menciona a possibilidade de revogação ou reforma do atual modelo.
O deputado federal Rafael Brito ressalta que a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio foi encerrada e que o Diário Oficial já publicou uma portaria suspendendo a implementação do modelo por 60 dias. No entanto, ele acredita que é fundamental ouvir as sugestões de alunos e professores para aprimorar esse novo modelo, cujo debate é urgente e necessário.
A sessão especial está marcada para as 14 horas do dia 14 de abril no plenário da Assembleia Legislativa.