Maragogi, um dos principais destinos turísticos de Alagoas, decidiu cancelar as festas do carnaval 2022 para evitar aglomerações, uma preocupação com a pandemia da Covid-19. A medida, confirmada nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Sérgio Lira (PP), vale para festas públicas e privadas.
As festas com aglomerações ficam suspensas no município até o mês de março. A decisão foi tomada dias depois de a prefeitura cancelar a festa de réveillon, seguindo recomendação do Ministério Público do Estado (MP-AL).
Apenas a queima de fogos na orla está mantida. “Não ultrapassa meia hora, uma queima de fogos de 15 minutos, todos os hotéis farão, as pessoas vão para a praia, isso não vai mudar nada. Mas a gente não vai ferir nenhuma diretriz da Secretaria de Saúde”, disse o prefeito.
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste também recomendou o cancelamento das festas de réveillon e do carnaval nos nove estados da região devido à variante ômicron do coronavírus.
O boletim divulgado no último dia 3 revelou a situação da pandemia no Nordeste. Segundo os pesquisadores do comitê, em Alagoas, “ainda não existe segurança sanitária para quaisquer atividades presenciais sem protocolos de distanciamento, proteção e testagem, principalmente, em grandes aglomerações como as de final de ano e carnaval”.