Search
Close this search box.
Search

Alunos da rede estadual conquistam 25 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Em Alagoas, as escolas públicas e privadas somaram 93 medalhas
image
Imagem: Amon Chalegre , medalhista de bronze pelo Moreira e Silva – Ana Paula Lins e Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A rede estadual de ensino de Alagoas conquistou 25 medalhas na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, o Estado conseguiu 93 medalhas com alunos de escolas públicas e privadas, sendo dois ouros, 17 pratas e 74 bronzes. A lista dos medalhistas e demais premiados foi divulgada na terça-feira passada (20), no site da OBMEP (www.obmep.org.br).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Das 25 medalhas conquistadas por alunos da rede estadual, três são de prata e 22 foram de bronze. Além disso, também foram premiados dois professores e oito escolas. A premiação da edição 2022 da OBMEP deve acontecer no segundo semestre de 2023.

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Roseane Vasconcelos, celebrou o resultado que, para ela, é consequência da qualidade de ensino da rede pública. Ela ressaltou que, dentre os estudantes premiados, dez são de escolas de ensino integral.

“Isso equivale a 40% do total dos premiados, o que comprova a eficácia desse modelo de ensino que, nos próximos anos, vai se expandir ainda mais, com a nova política implantada pelo governador Paulo Dantas, aumentando em R$ 50, o valor do bolsa-frequência do Cartão Escola para esta categoria de ensino em tempo integral”, disse a secretária.

“A OBMEP é uma olimpíada importantíssima, por estimular o interesse pela Matemática, descobrir talentos da área e fortalecer a formação de professores, além de somar aos programas de recomposição que já executamos na Seduc para fortalecer a aprendizagem. Este resultado é fruto do empenho dos estudantes, seus professores e escolas, os quais parabenizo”, completou Roseane Vasconcelos.

O coordenador da OBMEP, em Alagoas, Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), disse que a premiação é uma conquista que merece ser celebrada. “Para se ter ideia, em um universo de 18 milhões de inscritos, 1 em 2.770 vai ganhar uma medalha de bronze, 1 em 9.000, uma medalha de prata e 1 em 36.000, uma medalha de ouro. E mesmo a Menção Honrosa merece ser festejada, pois 1 em cada 340 inscritos vai conquistá-la. A partir de 2023, os medalhistas participarão de programas de iniciação científica com direito à bolsa”, explicou.

OBMEP

A OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em todo o Brasil, mais de 18 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição.  Em Alagoas, é coordenada pela Ufal e conta com o apoio da Seduc, Secretarias Municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino. O Estado registrou participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas na edição 2022.

MaceióBrasil