Quando uma pessoa é vítima de ação delituosa e tem seu aparelho telefônico subtraído, o principal desejo é conseguir recuperar o celular. Esse anseio poderá ser alcançado com mais facilidade graças à ferramenta Alerta Celular, criada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e que já está disponível para a população alagoana.
O objetivo do Alerta Celular Alagoas é criar um banco de dados de aparelhos móveis de telefonia dos alagoanos e assim coibir a ação de assaltantes, dificultando a revenda de smartphones furtados ou roubados e facilitando a devolução dos itens aos proprietários. O sistema pode ser acessado pela internet, em computadores, celulares e tablets de todas as regiões.
Para que a ferramenta dê resultados, os donos dos telefones devem cadastrar os celulares no sistema e, na possibilidade de terem o equipamento levado por bandidos, eles mesmos acionam a SSP através do Alerta. O banco de dados também permite que, durante uma abordagem, os policiais também verifiquem o status do item apreendido ou em análise que esteja cadastrado.
Sendo assim, caso seja confirmado que o equipamento tenha origem ilícita, o indivíduo que estiver de sua posse será encaminhado à delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis junto à Polícia Judiciária. A partir do cadastro feito no site, o verdadeiro dono é acionado através do e-mail e receberá o aparelho de volta.
Como cadastrar o seu smartphone no Alerta Celular
- Acesse o site https://www.alertacelular.al.gov.br e clique em “cadastrar”;
- Em seguida, preencha o formulário com os dados pessoais, incluindo também o número do telefone e o e-mail. Crie a senha e finalize o cadastro;
- Confirme o cadastro através do link que será enviado para o e-mail cadastrado;
- Após essa etapa, volte ao site do Alerta Celular Alagoas e faça o login;
- A partir daí, adicione as informações do aparelho: marca, modelo e IMEI.
Como descobrir o IMEI?
A forma mais simples para descobrir o IMEI é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o IMEI.