A terceira etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC), encerrada no último dia 31 de janeiro, em Alagoas, imunizou mais de 110 mil animais contra a doença.
A etapa fez parte do projeto piloto do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC), do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada, contando com o apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
A terceira etapa teve início em 28 de novembro de 2022 e percorreu 5,5 mil granjas suínas de Alagoas. As vacinas aplicadas nesta etapa foram adquiridas pelo Mapa e a aplicação das doses foi realizada por 67 vacinadores contratados pela iniciativa privada. Todos os procedimentos de vacinação e o próprio imunizante tiveram custo zero para todos os criadores.
Sintomas
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.
Mais duas etapas estão previstas para ocorrer no primeiro e no segundo semestre, mais precisamente nos meses de abril e novembro.
Anteriores
Na primeira etapa de vacinação contra a PSC em Alagoas, executada entre junho e agosto de 2021, foram vacinados mais de 119,5 mil suínos, distribuídos em mais de sete mil propriedades rurais do estado.
Na segunda etapa, foram imunizados 127 mil animais em pouco mais de cinco mil estabelecimentos rurais do estado.