A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) realizará, em 24 de setembro, o III Fórum de Prevenção e Posvenção do Suicídio, com o tema “Valorização da Vida: Acolher e Cuidar”. O evento, que integra as atividades do Setembro Amarelo, é voltado para os profissionais de saúde dos 102 municípios do estado e ocorrerá no auditório do Senai, em Maceió.
Segundo dados do Ministério da Saúde, Alagoas registrou 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos entre janeiro e agosto de 2024. Em 2023, foram contabilizadas 2.581 tentativas e 154 óbitos. A psiquiatra Rose Bezerra destacou a importância de abordar a saúde mental como uma questão social, enquanto o secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a necessidade de uma rede de acolhimento e assistência sem preconceitos.
A campanha do Setembro Amarelo, iniciada em 2015, busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, promovendo ações educativas durante todo o mês, com destaque para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.