Search
Close this search box.
Search

Alagoas libera vacina bivalente contra a Covid-19 para maiores de 18 anos

Imunizante oferece proteção contra cepa original e subvariantes da Ômicron, mas requer esquema vacinal completo.
maceiobrasil-800×450 – 2023-04-26T075135.309
Imagem: Para se vacinar com a vacina Bivalente contra a Covid-19 é necessário ter concluído o esquema primário – Clara Cleto

O estado de Alagoas liberou a vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, atendendo à determinação do Ministério da Saúde. O objetivo do imunizante é conferir proteção contra a cepa original do vírus e suas subvariantes, incluindo a Ômicron, de acordo com o Programa Nacional de Imunização. Para se vacinar, é necessário comparecer ao posto de vacinação mais próximo, portando o Cartão de Vacinação. As secretarias municipais de Saúde são responsáveis pela aplicação das vacinas, portanto, é preciso acioná-las para obter informações sobre locais e horários disponíveis.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Segundo a assessora do PNI em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, a vacina bivalente é destinada às pessoas que já concluíram o esquema vacinal primário há pelo menos 120 dias ou quatro meses. Esse esquema compreende a aplicação de duas doses do imunizante monovalente, conforme as orientações do Ministério da Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que a vacinação é fundamental para assegurar a proteção contra o vírus, e que muitas vidas foram perdidas em Alagoas devido à pandemia. Ele alertou que a população deve se conscientizar sobre a importância da vacinação e buscar a proteção nos postos de vacinação.

Desde o início da pandemia em março de 2020, Alagoas registrou 338.627 casos de Covid-19. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado em 25 de abril de 2023, 7.256 alagoanos perderam a vida devido à doença, sendo que 2.743 mortes ocorreram em 2020, 3.750 em 2021, 733 em 2022 e 30 em 2023. Gustavo Pontes de Miranda destacou que muitas pessoas conhecem alguém que contraiu a Covid-19 ou perdeu a vida devido à doença e, portanto, é fundamental ser responsável e zeloso com a vida, que é o bem mais precioso.

MaceióBrasil