Alagoas se destaca na concessão de bolsas de estudo para pós-graduação, ocupando o 2º lugar no Nordeste e o 5º no Brasil, conforme levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). De acordo com dados de 2021, 37% dos estudantes alagoanos de mestrado e doutorado recebem benefícios do CNPq, Capes ou Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Este indicador, que compõe o pilar de Inovação do Ranking de Competitividade dos Estados, mostra uma melhoria significativa para Alagoas, que ganhou 14 posições em relação ao ano anterior.
No Nordeste, Alagoas fica atrás apenas de Pernambuco, que tem 39,03% dos alunos de pós-graduação beneficiados com bolsas, e supera estados como Paraíba, Ceará, Maranhão, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí. Nacionalmente, o estado do Amazonas lidera com 46,88% dos alunos de pós-graduação beneficiados, seguido por Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul, enquanto Roraima ocupa a última posição com 12,6%.
Dados da Fapeal indicam que em abril deste ano, 426 alunos de pós-graduação foram beneficiados com bolsas da instituição, sendo 296 de mestrado e 130 de doutorado, com um investimento mensal médio de R$ 1 milhão do Governo do Estado. Este investimento reflete o compromisso de Alagoas com o desenvolvimento acadêmico e científico, promovendo inovação e pesquisa no estado.