Search
Close this search box.
Search

Alagoas antecipa Dia do Servidor Público para evitar feriadão no segundo turno das eleições

Data é oficialmente celebrada em 28 de outubro, que neste ano cai na sexta-feira que antecede o domingo de eleição, mas foi antecipada para segunda (24).
image
Imagem: Mudança no ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas — Foto: Minne Santos/Ascom

O feriado do Dia do Servidor Público em Alagoas, celebrado no dia 28 de outubro, foi antecipado para a próxima segunda-feira (24). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A mudança tem como objetivo evitar um feriado prolongado antes do segundo turno, que acontecerá no dia 30 de outubro, o que poderia aumentar o número de abstenções.

Com a alteração, as repartições públicas estaduais vão funcionar normalmente no dia 28 de outubro.

O feriado é ponto facultativo no estado. Por isso, cabe a cada gestor das repartições públicas municipais decidirem se haverá ou não expediente na segunda (24).

O ponto facultativo não se aplica às unidades de saúde, segurança pública, assistência social e outras atividades essenciais.

Em relação às empresas privadas, o empregador não tem a obrigação de liberar os funcionários, podendo ou não acatar o ponto facultativo.

Leia também:  Jovem de 23 anos salva seis vidas com doação de órgãos em Maceió

Estados antecipam feriados para diminuir abstenção no 2º turno

Com receio de os eleitores não comparecerem para votar no segundo turno, vários estados anteciparam feriados e pontos facultativos.

Assim como Alagoas, o governo do Ceará antecipou o feriado do Dia Servidor Público Estadual 28 de outubro do dia 24 para o dia 28.

Já o governo da Bahia anunciou que vai transferir o feriado do Dia do Servidor Público Estadual do dia 28 outubro para o dia 11 de novembro.

Os dois estados informaram que a mudança tem como objetivo buscar diminuir as possibilidades de abstenção.

Rio Grande do Norte e Piauí também transferiram feriados que seriam comemorados em datas próximas ao segundo dia de votação.

MaceióBrasil