Search
Close this search box.
Search

Alagoas antecipa Dia do Servidor Público para evitar feriadão no segundo turno das eleições

Data é oficialmente celebrada em 28 de outubro, que neste ano cai na sexta-feira que antecede o domingo de eleição, mas foi antecipada para segunda (24).
image
Imagem: Mudança no ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas — Foto: Minne Santos/Ascom

O feriado do Dia do Servidor Público em Alagoas, celebrado no dia 28 de outubro, foi antecipado para a próxima segunda-feira (24). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A mudança tem como objetivo evitar um feriado prolongado antes do segundo turno, que acontecerá no dia 30 de outubro, o que poderia aumentar o número de abstenções.

Com a alteração, as repartições públicas estaduais vão funcionar normalmente no dia 28 de outubro.

O feriado é ponto facultativo no estado. Por isso, cabe a cada gestor das repartições públicas municipais decidirem se haverá ou não expediente na segunda (24).

O ponto facultativo não se aplica às unidades de saúde, segurança pública, assistência social e outras atividades essenciais.

Em relação às empresas privadas, o empregador não tem a obrigação de liberar os funcionários, podendo ou não acatar o ponto facultativo.

Estados antecipam feriados para diminuir abstenção no 2º turno

Com receio de os eleitores não comparecerem para votar no segundo turno, vários estados anteciparam feriados e pontos facultativos.

Assim como Alagoas, o governo do Ceará antecipou o feriado do Dia Servidor Público Estadual 28 de outubro do dia 24 para o dia 28.

Já o governo da Bahia anunciou que vai transferir o feriado do Dia do Servidor Público Estadual do dia 28 outubro para o dia 11 de novembro.

Os dois estados informaram que a mudança tem como objetivo buscar diminuir as possibilidades de abstenção.

Rio Grande do Norte e Piauí também transferiram feriados que seriam comemorados em datas próximas ao segundo dia de votação.

MaceióBrasil