Alagoas receberá esta semana o maior número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas até o momento. As 186.580 doses chegam entre esta terça (27) e quarta-feira (28), e devem acelerar ainda mais a imunização dos alagoanos.
Do total de doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), 81.750 são da AstraZeneca/Fiocruz, 17.300 da AstraZeneca/Covax Facility, 53.600 da CoronaVac/Butantan e 33.930 da Pfizer/BioNTech. As remessas da AstraZeneca e da CoronaVac estão previstas para desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, nesta terça-feira (27), no período da tarde, e a da Pfizer, na quarta-feira (28), no período da manhã.
Aliviado com a chegada dos imunizantes em maior quantidade, o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, relembra que a aceleração da vacinação é a grande responsável pela queda no número de mortes no estado, como pode ser visto no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O secretário afirmou, ainda, que “a previsão é atingir a faixa etária dos 18 anos até, no máximo, outubro, e já iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 18 anos”. O gestor da Saúde reforça também sobre a importância da segunda dose da vacina para a eficácia da imunização e o controle da pandemia. Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau.