Search
Close this search box.
Search

Agosto Lilás: OAB/AL leva informação e conscientização sobre violência contra a mulher

Ordem recebeu mais de 50 denúncias de violência e assédio entre os anos de 2022 e 2023
maceiobrasil-800×450 (76)

No mês da conscientização e combate à violência contra a mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) vai realizar uma série de ações para levar informações e empoderamento a diferentes espaços. O prédio da Ordem “se vestiu” de lilás e uma programação especial foi montada para mostrar a importância de denunciar os casos de violência para que os agressores não façam novas vítimas.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Desde o ano passado, mais de 50 denúncias foram recebidas pela Comissão Especial da Mulher, pela Ouvidoria da Mulher e pela Comissão da Mulher Advogada. São casos diversos, não só de violência doméstica, mas de assédio também. De acordo com a presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL, Cristiane Lúcio, as vítimas têm recebido toda orientação e suporte necessários para que todas as providências sejam adotadas.

“As denúncias que chegam até nós são referentes aos casos de violência doméstica e também de assédio, tanto no ambiente de trabalho, quanto no ambiente familiar. Fazemos acompanhamentos, fornecemos instruções e orientamos, dando todo o suporte e apontando o passo a passo do que a vítima deve fazer. Ficamos nessa rede de apoio, amparando e dando todo o suporte possível, até quando se faz necessário”, aponta Cristiane Lúcio.

Na programação do Agosto Lilás, serão realizadas palestras nos municípios da Barra de Santo Antônio, Campestre, Murici e Rio Largo. Além disso, a OAB/AL também levará informações e conscientização aos colaboradores da BRK, do Hotel Jatiúca e do Sistema Prisional Alagoano.

Uma novidade este ano é o lançamento da “Caravana Lilás”, que tem como principal objetivo percorrer pontos de grande aglomeração na capital, levando a campanha “Nossa luta é pela vida de todas: nenhuma a menos”, que vai distribuir material ilustrativo e informativo, conscientizando e incentivando a população no combate à violência doméstica e familiar. A iniciativa será levada a faculdades e cursinhos da capital alagoana, a semáforos com grande movimentação, à rua fechada da Ponta Verde, ao Maceió Shopping e também ao Congresso da Jovem Advocacia.

No dia 23 de agosto, o evento alusivo ao Agosto Lilás acontece na sede de Jacarecica, a partir das 18h. Com o tema “Principais desafios no combate à violência contra a mulher”, o evento contará com duas rodas de conversas e homenagem. Para participar, é grátis, mas está sendo solicitada a entrega de um pacote de absorvente, que será doado a meninas e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Neste evento, teremos dois painéis. No primeiro, iremos tratar sobre a eficácia e a efetividade da Lei Maria da Penha. Como convidadas, teremos uma juíza, uma promotora e uma delegada. Já o segundo vai tratar sobre políticas públicas sociais para mulheres vítimas de violência, com assistente social, psicóloga, a secretária municipal da Mulher, Ana Paula, e a secretária Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos, Dilma Pinheiro. Também teremos uma homenagem à Patrulha Maria da Penha, por meio da coronel Maria Danielli”, destaca Cristiane Lúcio.

A Ouvidora da Mulher da OAB/AL, Rhayssa Oliveira, fala da importância de conscientizar mulheres sobre os tipos de violência existentes, pois muitas vezes, elas sofrem um tipo de violência sem saber.

“O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Então, durante todo o mês de agosto, estaremos levando palestras, informações e rodas de conversas a diversos espaços, para chamar a atenção para a importância de combater todas essas formas de violência, mostrando os recursos disponíveis para ajudá-las”, expõe Rhayssa Oliveira, destacando que, neste mês, a OAB Alagoas já inaugurou a Sala da Ouvidoria, um espaço para fazer os atendimentos de mulheres vítimas de violência e que queriam denunciar.

MaceióBrasil