Após um processo que teve início na Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), com a eleição pelo Quinto Constitucional, Fábio Ferrário foi empossado, nessa segunda-feira (25), como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/AL). A solenidade de posse contou com a presença marcante da advocacia. O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, destacou a seriedade do processo de escolha e ressaltou as qualidades do novo magistrado.
Fábio Ferrario assume o cargo no TJ/AL após ter sido o mais votado pela advocacia para compor a lista sêxtupla do Quinto Constitucional; ser escolhido para fazer parte da lista tríplice pelos, agora, colegas desembargadores; e, entre os três nomes, ser o indicado pelo governador Paulo Dantas para ocupar o cargo vitalício na Corte. Um processo marcado pela seriedade e comprometimento de todos os envolvidos.
Durante a solenidade de posse, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, falou sobre o processo de escolha do novo desembargador. “O processo eleitoral deixou uma marca indelével em todos que puderam acompanhar o seu desenrolar, qual seja, o mote central de todas as campanhas dos candidatos ter sido a defesa das prerrogativas, dos honorários advocatícios e o máximo respeito à advocacia. Tal fato não pode passar despercebido por esta casa, pois é um sinal contundente de que a advocacia ainda sofre diariamente com a chaga da violação de suas prerrogativas e se vê tolhida quando o assunto é honorários advocatícios”, destacou Vagner.
Vagner Paes ressaltou a forma como se deu a escolha do nome de Fábio Ferrario, que foi aclamado não só pelos advogados e advogadas, mas também pelos desembargadores do TJ. “Aclamado por todos os desembargadores deste Tribunal, restou inconteste que não apenas era a vontade da advocacia tê-lo como representante no desembargo, mas também ser um desejo desta corte poder contar com seus valiosos préstimos e seu notório saber jurídico. Tal fato representa não apenas motivo de legitimidade para o exercício de tão relevante função, mas, acima de tudo, impõe uma grande responsabilidade sob os ombros de Vossa Excelência, ex-colega e agora desembargador Fábio Ferrário, qual seja, continuar a elevar e enaltecer a advocacia, defender, quando necessário, nossas prerrogativas”, pontuou.
O presidente da Ordem lembrou a trajetória se Fábio Ferrário como advogado e pontuou a alegria de poder celebrar a posse dele como novo desembargador. “Tenho a plena convicção, desembargador Fábio Ferrário, de que a sua história de vida e profissional lhe credenciam ao exercício da magistratura, bem como são incompatíveis com outra postura que não seja o mais absoluto respeito à advocacia. Portanto, hoje é um dia para celebrar a posse de um novo desembargador, mas também para celebrar a advocacia, posto termos alçado ao cargo de desembargados um advogado cônscio do seu dever constitucional, conhecedor das agruras da profissão e comprometido com a defesa intransigente das liberdades e direitos individuais, do devido processo legal e da ampla defesa e contraditório”, completou Vagner Paes.
Fábio Ferrário falou sobre a gratidão aos colegas advogados e advogadas e disse que chega do Tribunal de Justiça de Alagoas para somar. “Chego a esta casa após uma votação conduzida pela advocacia alagoana a quem devo a minha eterna gratidão, bem como pelos pares aqui do Tribunal se Justiça, onde fui de recepcionado de braços abertos. Venho aqui para somar, em busca da Justiça. E sei que esse é o ideal de toda a casa, de toda a sociedade. É o que esperam de mim”, afirmou o desembargador.