A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Maceió, tem realizado a troca de hidrômetros em diversas localidades da capital. Em 2021, mais de 12 mil equipamentos foram substituídos pela concessionária somente em Maceió – a ação atende à normativa especificada na portaria n° 246/2000 do Inmetro, que sugere a substituição dos medidores após cinco anos de uso ou que estejam com aferição inadequada.
O equipamento serve para medir com precisão o consumo de água de um imóvel, resultando no valor emitido nas faturas ao fim de cada mês. Como qualquer outro equipamento de medição, os hidrômetros possuem uma vida útil e podem se desgastar ao longo do tempo, comprometendo a leitura do volume realmente consumido. A substituição do medidor é realizada pela BRK sem nenhum custo para o cliente.
De acordo com Flávio Galindo, coordenador de Relacionamento com o Cliente da BRK, ao longo de 2022, está programada a troca de cerca de 60 mil hidrômetros fora de sua vida útil em toda a Região Metropolitana de Maceió. “O hidrômetro é um grande aliado da população para o consumo consciente da água e a identificação de possíveis vazamentos internos. Através dele, também conseguimos mapear os hábitos dos nossos clientes, acessar o histórico de consumo, identificar necessidades e propor campanhas de conscientização para determinada região, por exemplo”, explicou Flávio.
Consumo consciente e combate ao desperdício
É importante destacar que a troca do hidrômetro não ocasiona um maior consumo de água no imóvel. Ao realizar a substituição de um equipamento desgastado e sem eficiência por um novo aparelho com melhor funcionamento, o resultado é uma medição exata do volume água consumido no imóvel, que antes não era medido corretamente.
O equipamento é indispensável para a adoção de hábitos conscientes de utilização da água e a preservação do meio ambiente, já que permite saber exatamente o quanto está sendo consumido e identificar vazamentos internos. A verificação de consumo de água de cada imóvel é realizada mensalmente pela BRK, com a indicação do volume registrado por meio da diferença da leitura atual em relação à última registrada no mês anterior.