Maceió

Sesau vai levar projeto “Conheça o Samu” à orla de Ponta Verde

Parte da população ainda desconhece como é feito o trabalho dos socorristas do Samu e esse projeto apresenta um pouco da rotina desses profissionais

samuO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas realiza a 3ª edição do projeto “Conheça o Samu”. A ação acontece neste domingo (14), a partir das 8h, na rua fechada na orla de Ponta Verde. Os maceioenses e turistas terão acesso a diversos serviços de saúde, entre eles, teste rápido para detecção do vírus HIV, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, além dessas ações de prevenção à saúde, os profissionais do órgão também irão mostrar o funcionamento do serviço. Eles irão, também, passar noções de primeiros socorros e mostrar os prejuízos que os trotes causam ao serviço.

“Parte da população ainda desconhece como é feito o trabalho dos socorristas do Samu e esse projeto apresenta um pouco da rotina desses profissionais, além de alertar sobre os trotes, uma prática criminosa, onde alguém que realmente precisa de socorro pode deixar de ser atendido. Os trotes, em 2017, totalizaram quase 67% das nossas ligações para o número 192”, alertou o supervisor.

A população também poderá conhecer um pouco mais sobre a frota do Samu em Alagoas, que é composta por Unidades de Suporte Básico (USB), Unidades de Suporte Avançado (USA), as motolâncias, e o Falcão 05, helicóptero do Samu Aeromédico, que estará exposto no local.

“Conheça o Samu” – Essa é a terceira edição do projeto, que teve início em 2017 com as ações realizadas no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, e no Shopping Pátio Maceió, localizado no bairro Benedito Bentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO