Search
Close this search box.
Search

Saúde de Maceió alerta para aumento dos casos de leptospirose durante período chuvoso

Em 2022, a cidade notificou 104 casos suspeitos da doença, dos quais 44 foram confirmados e 10 evoluíram para óbito
maceiobrasil-800×450 – 2023-05-07T172456.646
Imagem: Em casos de exposição, a população deve procurar as unidades de saúde. Foto: Ascom SMS

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, transmitida principalmente pela urina de animais infectados, sendo os roedores os principais transmissores em ambiente urbano. Em Maceió, foram notificados 104 pacientes suspeitos da doença em 2022, dos quais 44 foram confirmados após investigação epidemiológica. Infelizmente, 10 pacientes evoluíram para óbito, gerando uma taxa de mortalidade de 22,7%.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Com a expectativa de aumento do número de casos durante o período chuvoso, que se prolonga até agosto, a Saúde de Maceió faz um alerta para que a população fique atenta aos sintomas da doença e adote hábitos de prevenção em seus domicílios. Além disso, a Saúde orienta os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno, reduzindo o agravamento da doença e da mortalidade.

Os sintomas iniciais da leptospirose incluem febre, dor de cabeça e dor no corpo, principalmente na região de panturrilhas. É importante lembrar que esses sintomas são muito inespecíficos, sendo de extrema importância a coleta de exame diagnóstico para encerramento do caso. As unidades de saúde estão prontas para fazer o atendimento dos usuários.

Leia também:  Violência: mulheres negras com pouca renda convivem com agressores

Para evitar a doença, a população deve adotar medidas simples de prevenção, como manter a casa e áreas de convívio limpas e livres de objetos que possam atrair roedores, armazenar alimentos de maneira adequada, não deixar lixeiras abertas e evitar contato com águas suspeitas de contaminação, especialmente em áreas onde ocorreram enchentes e alagamentos.

A Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Saúde de Maceió recomenda que, ao desenvolver sintomas da doença, a população procure um médico imediatamente, relatando ter se exposto a situações de risco e em que período isso ocorreu. O tratamento precoce ajuda a prevenir complicações da doença.

Caso a população identifique sinais de roedores em suas residências, pode entrar em contato com a Vigilância através do telefone (82) 3312-5495 e solicitar uma visita da equipe de controle de vetores para inspeção e tratamento. Também é possível denunciar anonimamente terrenos ou casas abandonadas na Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), via WhatsApp (82) 98802-4834.

MaceióBrasil