Maceió

Maceió tem o inverno mais longo das últimas décadas: chove desde maio

Nem a nova estação foi capaz de interromper as intensas chuvas que caem na capital desde 21 de maio.

chuva-maceioSerá que não vai parar de chover em Maceió? A primavera começou no último dia 22 de setembro, mas em Maceió, nem a nova estação foi capaz de interromper as intensas chuvas que caem na capital desde 21 de maio, como lembrou a matéria publicada no Cada Minuto.

É como se chovesse durante um terço de um ano inteiro, algo raro em se tratando de uma cidade do Nordeste.

Chuva começou em maio

No dia 21 de maio de 2017 tiveram início as chuvas em Maceió, que se estendem praticamente até hoje, tendo curtos períodos secos, causando grandes danos a capital. Os dias que antecederam o dia 27 de maio foram bastante chuvosos com pluviometria acumulada registrada de 349,8 mm. Quase o total esperado para todo o mês de maio, que é de 382,2 mm.

Os maiores volumes registrados, foram nos dias 26 e 27 de maio, 112 mm e 130 mm, respectivamente, onde chegaram diversas ocorrências, dentre estas deslizamentos com soterramento (07 vítimas fatais confirmadas e 01 desaparecido), desabamentos de casas, quedas de árvores e vários pontos alagados, além do transbordamento do Rio Jacarecica, Lagoa Mundaú e Rio Pratagy, causando inundações aos bairros próximos as suas margens.

Somente maio, foram registradas 3024 pessoas desalojadas, 258 pessoas desabrigadas e 507.200 pessoas afetadas por conta dos deslizamentos e inundações decorrentes dos grandes volumes pluviométricos registrados no dia 27 de maio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO