Maceió

E-Título: pouco mais de mil alagoanos baixaram o aplicativo da Justiça Eleitoral

A versão digital do título traz novidades em relação ao título tradicional impresso. Para quem já fez o recadastramento biométrico

tituloNo dia 1º de dezembro, a Justiça Eleitoral disponibilizou mais uma ferramenta para facilitar a vida do eleitor brasileiro. Desde o lançamento do e-Título, um aplicativo que possibilita acessar uma via digital do título de eleitor via smartphones ou tablets, 1058 alagoanos já acessam seus documentos digitalmente. Em todo o Brasil, mais de 84 mil documentos foram emitidos com êxito.

Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store. Para utilizar o aplicativo, o eleitor deverá inserir o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento. O e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

A versão digital do título traz novidades em relação ao título tradicional impresso. Para quem já fez o recadastramento biométrico, o e-Título traz a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação, capturada no instante da biometria junto com suas impressões digitais.

“O e-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, o que gerará uma forte contribuição à preservação do meio ambiente. Além disso, proporcionará redução de custos para a Justiça Eleitoral, como os efetuados para a emissão de segundas vias dos títulos extraviados e para suprimentos de impressora, entre outros. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor”, explicou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, na solenidade de lançamento do e-Título.

 

Fonte: Ascom TRE/AL

DEIXE SEU COMENTÁRIO