Search
Close this search box.
Search

Dia Mundial da Reciclagem: Reflexão sobre o descarte correto e geração de renda

Cooperativas de Maceió incentivam a prática sustentável e beneficiam famílias através da coleta seletiva
maceiobrasil-800×450 – 2023-05-17T101037.280
Imagem: Trabalho das cooperativas em Maceió gera renda para mais de 160 famílias. Foto: Secom Maceió

Neste 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, uma ocasião que busca conscientizar sobre a importância do descarte adequado dos itens consumidos diariamente. Em Maceió, cooperativas coordenadas pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) desempenham um trabalho essencial na coleta seletiva, gerando renda para mais de 160 famílias.

PUBLICIDADE


Além de proporcionar emprego, o serviço de coleta seletiva em Maceió destina corretamente mais de 100 toneladas de materiais recicláveis mensalmente. Essa quantidade é resultado da coleta realizada porta a porta em alguns bairros da cidade, bem como da coleta nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Localizados em vias e praças estratégicas, os PEVs são opções ideais para os cidadãos praticarem a reciclagem, descartando papel seco, metal, plástico e vidro.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da ALURB, destaca que o Dia Mundial da Reciclagem serve como um lembrete de que a reciclagem deve ser uma prática constante ao longo do ano.

Leia também:  Laboratório clandestino é interditado pela Vigilância Sanitária em Maceió

“Embora o dia 17 de maio enfatize essa prática, é fundamental que os cidadãos pensem nisso o tempo todo, pois a reciclagem reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo. Além disso, é uma atividade rentável, pois gera novos empregos”, ressalta Tavares.

Expansão da coleta seletiva para mais residências

Através de um novo edital lançado em fevereiro deste ano, a gestão municipal de Maceió tem como objetivo expandir a coleta seletiva porta a porta de 16 para 50 mil residências, beneficiando mais de 200 maceioenses. Essa iniciativa busca evitar que muitos materiais recicláveis acabem sendo destinados a espaços públicos e praias, ao invés de serem reciclados corretamente.