O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) anunciou a disponibilidade do resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), incluindo as notas das quatro provas objetivas e da redação. Mais de 3,9 milhões de inscritos realizaram o Enem nos dias 5 e 12 de dezembro de 2023.
Para acessar as notas, os candidatos devem entrar na Página do Participante utilizando o login único da plataforma gov.br. Em caso de esquecimento da senha cadastrada, é possível recuperá-la na página acesso.gov.br, inserindo o CPF e seguindo as etapas de recuperação.
O estudante terá acesso às notas das provas de linguagem e códigos, ciências humanas, ciências da natureza, matemática, além da nota da redação. Essas notas possibilitam a participação em processos seletivos para vagas em universidades no Brasil e em Portugal.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 selecionará candidatos do Enem para 264.360 vagas em 127 universidades em todo o país. As inscrições para o Sisu começam no dia 22. Além disso, a Universidade de São Paulo (USP) realizará um processo seletivo exclusivo para candidatos do Enem.
Candidatos que fizeram o Enem como “treineiros” só receberão o resultado em março.
Correção das Provas: A correção das provas objetivas é realizada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera a natureza específica de cada questão, diferenciando alunos com a mesma quantidade de acertos. A TRI utiliza modelos matemáticos para representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente, seu conhecimento e as características das questões.
A nota da redação, por sua vez, não segue o modelo da TRI. Cada redação é corrigida individualmente por avaliadores, e o espelho das redações será disponibilizado em 90 dias após a divulgação dos resultados. A nota final da redação é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.