O Brasil ultrapassou a marca de 240 mil casos confirmados de dengue desde o início do ano, levando estados como Minas Gerais, Goiás, Acre e o Distrito Federal a decretarem situação de emergência devido à doença.
Com mais de 17 mil casos confirmados, incluindo 11 mil na capital fluminense, a prefeitura do Rio de Janeiro também decretou estado de emergência nesta segunda-feira (05). A medida prevê a criação de leitos exclusivos para pacientes infectados, além de autorizar a entrada compulsória em imóveis fechados ou abandonados para combater o mosquito transmissor.
A prefeitura anunciou a liberação de R$ 2 milhões para a compra de testes rápidos e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da inauguração de um dos três polos de atendimento à dengue na cidade, enfatizando a necessidade de um esforço coletivo no combate aos focos de mosquito.
Também nesta segunda, o Distrito Federal inaugurou seu primeiro hospital de campanha, que funcionará 24 horas por dia com setores pediátrico e adulto.