Boa Saúde

Cinco dicas que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde

Antes de aderir a um plano de saúde, o consumidor precisa se informar sobre todas as condições do contrato, para não correr o risco de ser surpreendido no futuro.

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Os planos de saúde se tornaram uma alternativa de grande parte da população: 28% dos brasileiros, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE. As ações que versam contra estes planos também aumentam a cada ano.

Como forma de auxiliar o consumidor, a advogada Gabriela Guerra, do escritório Porto, Guerra & Bittetti, propõe cinco instruções antes do fechamento do contrato com o convênio médico.

1) Checar o cadastro na ANS – É de extrema importância que o indivíduo cheque o número de cadastro da operadora do plano de saúde no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para verificar informações, histórico de reclamações e se está ativo.

2) Rede Credenciada – A verificação de quais redes credenciadas os beneficiários terão acesso também é importante, já que alguns hospitais e clínicas podem credenciar apenas alguns atendimentos e unidades.

3) Prazo de Carência – No momento de contrato de um convênio, o cliente precisa ter consciência do prazo de carência, ou seja, quando poderá começar a utilizar os serviços do plano.

“Se você tem uma doença e vai contratar um plano novo, saiba que terá que cumprir o prazo de dois anos de carência para sua doença preexistente, a não ser que um valor seja acrescentado à mensalidade para se ter direito aos serviços”, diz a especialista.

4) Peça por escrito as regras de reajuste – No momento de fechamento do contrato não se pode esquecer de pedir que o corretor ou operadora de saúde informe, por escrito, os reajustes por faixa etária que serão aplicados no decorrer do contrato.

Os consumidores dos planos de saúde precisam ficar atentos aos seus direitos. “É bom se informar acerca das oportunidades de cada plano, verificando o histórico de seus atendimentos e profissionais”, alerta Gabriela Guerra.

5) Busque o melhor para o seu perfil – O cliente também pode contratar o plano que se encaixe melhor em suas particularidades e nas categorias de seu interesse.

A resposta de um questionário, a Declaração de Saúde, pode até ser cobrado para verificar a veracidade do que foi declarado, sendo que nenhuma taxa pode ser cobrada por isso.

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