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Black Friday: Procon/AL orienta consumidores para evitar transtornos e aproveitar promoções

A data marca o início do período de compras para as comemorações de Natal e Réveillon
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Imagem: Pesquisa prévia de preços deve ser feita em qualquer época do ano – Ascom Procon

Está chegando a Black Friday 2022, uma das datas comerciais mais aguardadas do ano por comerciantes e consumidores. A data marca o início do período de compras para as comemorações de Natal e Réveillon, gerando grandes expectativas aos consumidores atraídos pelas promoções características da estação.

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Mas é preciso ficar atento, já que é comum que nesta época, quando o mercado mais aquece, alguns estabelecimentos se aproveitam da boa-fé dos consumidores para aplicar golpes, como falsas promoções. Pensando nisso, o Instituto de Proteção e Defesa do consumidor (Procon/AL), separou algumas dicas e orientações para aproveitar de forma consciente as ofertas da Black Friday.

Antes de ir às compras faça uma análise da sua situação financeira e avalie se realmente existe a necessidade de realizar a compra, para evitar gastos desnecessários. Outro aspecto a ser considerado antes de efetuar a aquisição de um produto ou serviço é a forma de pagamento, em alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de pagamento, caso opte pelo parcelamento fique atento aos juros do cartão.

Vale ressaltar a importância da pesquisa prévia de preços, não só nesta época do ano, para não cair no golpe das falsas promoções, a exemplo de “tudo pela metade do dobro” que é quando o estabelecimento comercial eleva o preço dos produtos ou serviços, e próximo a Black Friday ofertam megas descontos, que na verdade são os preços originais da mercadoria ou serviço comercializado.

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“Os consumidores alagoanos devem pesquisar desde já os preços dos produtos ou serviços desejados, verificar a política de troca da loja, seja ela física ou virtual. Caso o direito de troca não seja acertado previamente com o fornecedor, o consumidor deve exigir o registro por escrito, na etiqueta ou em nota fiscal”, alerta o coordenador de Fiscalização, João Lessa.

Já nas compras pela internet, o contrato deve ser disponibilizado antes de finalizar a transação e o consumidor deve imprimir e guardar em seu computador os dados referentes à compra.

Para o diretor presidente do órgão, Daniel Sampaio, é essencial que o consumidor tenha acesso a essas orientações, principalmente neste período em que o comércio está aquecido pelas vendas. “Nosso principal objetivo é defender e proteger o consumidor contra danos, facilitando a informação sobre os seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor”, falou. O instituto irá disponibilizar em breve, em seu site, uma pesquisa de preços dos itens mais procurados nesta época pelos consumidores.

O Procon-AL disponibiliza canais de atendimento à população alagoana, para receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e presencialmente, mediante agendamento, no site agendamento.seplag.al.gov.br.