Depois de oito horas de cirurgia bem sucedida, na Santa Casa de Maceió,, um adolescente de apenas 16 anos, residente na capital alagoana, recebeu, a tarde de quinta-feira (2), um fígado captado no estado da Paraíba. Esse é o terceiro transplante de fígado realizado em Alagoas desde o credenciamento do Estado para realização desse tipo de procedimento, em abril de 2020.
O paciente sofria de cirrose criptogênica, termo usado para cirrose de etiologia desconhecida. Atualmente, ele encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi extubado e o fígado está fluindo bem. O doador era um jovem de 21 anos de idade, vítima de um acidente na Paraíba. A cirurgia de alta complexidade, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), terminou sem intercorrências e foi coordenada pelo médico Oscar Ferro, que atuou com os médicos Fábio Mourão, Felipe Augusto, Leonardo Soltinho, Amanda Lyra, Larissa Borges, Cira Queiroz, além da equipe da UTI e da Enfermagem.
O paciente se inscreveu na lista de transplantes no dia 5 de julho deste ano e quase cinco meses depois conseguiu realizar o procedimento na Santa Casa de Maceió, hospital credenciado pelo Ministério da Saúde (MS). A lista de transplantes é única, tem ordem cronológica de inscrição e os receptores são selecionados para receber os órgãos em função da gravidade ou compatibilidade sanguínea e genética com o doador.