Search
Close this search box.
Search

Alagoas lidera produção de combustível sustentável para aviação no Brasil

Usina Coruripe obtém certificado para venda de etanol como matéria-prima para bioquerosene de aviação
Produção de combustível
Imagem: Divulgação
Usina Coruripe conquista certificação pela qualidade do ambiente de trabalho.

A produção de combustível sustentável de aviação (SAF) está em ascensão no Brasil, com Alagoas se destacando nacional e globalmente. O grupo alagoano da Usina Coruripe conquistou o certificado necessário para vender etanol como matéria-prima para a indústria de bioquerosene de aviação.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Atualmente, apenas cinco usinas brasileiras possuem o certificado ISCC Corsia Plus, incluindo a Usina Coruripe, Raízen, São Martinho e BP Bunge. A venda de etanol para indústrias de SAF, que é até 80% menos poluente do que o querosene convencional, só é permitida após essa certificação.

O SAF pode ser produzido a partir de diversas fontes, incluindo biomassa como o etanol, óleos vegetais, gordura animal e gases residuais, conforme a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Alagoas se destaca no setor sucroenergético, com 87% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, liderada pela cana-de-açúcar. O estado tem implementado políticas para atrair investimentos em tecnologias renováveis, visando ampliar sua presença na produção de energia limpa e expandir o uso de recursos como o eucalipto, milho e outras biomassas, conforme destacado pela secretária Alice Beltrão e pelo superintendente de Políticas Energéticas, Bruno Macedo.

MaceióBrasil