Home » Serviços » Saúde das mulheres encarceradas recebe atenção especial nesta semana

Saúde das mulheres encarceradas recebe atenção especial nesta semana

projeto-viva-mulher.jpgTornar o cárcere mais humanizado como preconiza a Lei de Execução Penal (LEP) e fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) são objetivos do Projeto Viva Mulher. A iniciativa da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) garante uma atenção especial para promover a saúde das internas no decorrer desta sexta-feira (18).

Nesta quarta-feira (16), exames de coleta de citologia foram realizados em quatro salas, de forma simultânea. A enfermeira da unidade, Bárbara Assunção, explica que o atendimento foi necessário para prevenir e rastrear o câncer de colo de útero. “Nossa expectativa é atender 100% da população carcerária com um atendimento de qualidade”, afirma a profissional da Saúde.

Para a chefe do Presídio Feminino Santa Luzia, Geórgia Hilário, essa ação é fundamental. “Temos inúmeros casos de mulheres jovens, idosas e gestantes que não adotaram cuidados preventivos antes de ingressar no sistema prisional. Com o mutirão Viva Mulher vamos intensificar os serviços prestados e atender todas as demandas reprimidas”, salienta Geórgia Hilário.

A gestora destaca ainda a participação dos profissionais operacionais o sucesso do mutirão. “Toda a equipe de agentes penitenciários de plantão, o Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática e a Chefia Especial das Unidades Penitenciárias, todos estão empenhados e atuando de forma integrada para garantir a segurança e dinâmica de trabalho”, complementa.

O resultado do Viva Mulher repercute na dinâmica diária da unidade, como acrescenta a chefe. “Evitamos a saída do presídio, garantimos mais assistência as reeducandas. Esses fatores tranquilizam a população carcerária. Elas se sentem assistidas, com a dignidade preservada. Vale lembrar que a rotina de serviços na unidade, com trabalho e estudo, foi mantido, o mutirão chega para somar”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO