Home » Maceió » Projeto incentiva arborização em Maceió com a distribuição de mais de mil mudas

Projeto incentiva arborização em Maceió com a distribuição de mais de mil mudas

mudasUm projeto que busca incentivar a arborização e o plantio adequado de árvores em Maceió por meio de ações de educação ambiental vai acontecer no sábado (12), de 9h às 14h, no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras.

Durante a ação, nomeada como “Planta Maceió”, serão distribuídos mais de mil exemplares de plantas nativas da Mata Atlântica, além de mudas ornamentais de todos os tamanhos. O projeto deve acontecer quinzenalmente em bairros da capital.

Quem receber a muda levará um folheto informativo e deve fornecer dados básicos para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e também acompanhar o crescimento das plantas.

Segundo o secretário Gustavo Acioli, o projeto pretende conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores e da forma como deve ser feito.

“A arborização é um trabalho de extrema importância, com impactos ambientais significativos, além de deixar a cidade ainda mais bonita por conta da função paisagística. Outros benefícios do plantio são a diminuição da poluição sonora e absorção de parte dos raios solares e da poluição atmosférica, além de favorecer a ambientação de aves”, explica Acioli.

Os exemplares doados são do Viveiro do Parque Municipal, onde a equipe de Parques e Jardins da Semds produz cerca de oito mil mudas mensalmente.

“De acordo com o levantamento do Departamento de Arborização e Jardinagem, Maceió recebeu neste ano, até agosto, aproximadamente 11 mil árvores, entre as doações em ações na rua e no próprio Parque Municipal, além do plantio realizado pela Semds em praças, áreas verdes e avenidas. Com a criação do Planta Maceió, nossa meta é superar o número de 15 mil novas árvores na cidade, contando com a ajuda da população”, diz o secretário.

A ação será acompanhada por técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo (Semds), que vão explicar aos visitantes sobre o tipo de árvore indicado para a capital, o porte adequado conforme o local do plantio e os cuidados necessários para que a árvore cresça saudável.

“Registramos um alto volume de quedas de árvore na quadra chuvosa, grande parte proveniente do plantio em local inadequado e pela falta de informação. Por isso, vamos levar a orientação para que a arborização ocorra de forma correta”, conclui Acioli.

DEIXE SEU COMENTÁRIO