Praias de Maceió

Famosa pelas águas esverdeadas como as do Caribe, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem. Antes de sair de casa, confira a Tábua de Maré e confirme os dados da maré baixa, momento em que as praias ficam ainda melhores de serem aproveitadas.

Na área urbana, três praias fazem sucesso: Pajuçara, dona de piscinas naturais ótimas para relaxar e ver peixes, e de águas com poucas ondas; Ponta Verde, com coqueiros lindos e que fazem boas sombras, além do mar mansinho; e Jatiúca, com ondas mais fortes, mas sem perder o colorido que deixa os visitantes hipnotizados. Nessas praias você encontrará estrutura para curtir o mar e boas barracas de praia; sempre haverá um lugar para tomar uma água de coco gelada.

Jatiúca

Das três praias da área urbana de Maceió que os turistas mais visitam, a Jatiúca é a que tem ondas mais fortes. Com barracas de praia ao longo da orla, quiosques que proporcionam a estrutura de que o turista precisa e tapiocarias ótimas para um lanche de final de tarde, essa praia é indicada para quem quer sossego, pois fica mais vazia do que suas vizinhas.

Surfistas gostam de pegar ondas no local, mas turistas devem ficar atentos ao fato de que a manhã é o melhor período do dia para pegar sol, pois durante a tarde pode haver muita sombra na areia.

Cruz das Almas

A Praia de Cruz das Almas tem ondas fortes e por isso é muito procurada para a prática de surfe. Não é uma praia indicada para quem está com crianças, justamente por se tratar de uma área com ondas perigosas.

O lugar não tem o mesmo movimento da Ponta Verde, por exemplo; então, tenha cuidado ao caminhar à noite pelo calçadão.

Pajuçara

Pajuçara, com suas águas calmas, é uma das praias mais conhecidas de Maceió. O lugar tem movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió e não quer ir longe para curtir o mar.

É de Pajuçara que partem as jangadas rumo às piscinas naturais, onde se pode relaxar e ver vários peixes.

Ponta Verde

A Praia da Ponta Verde se destaca pelos inúmeros coqueiros charmosos ao longo de sua orla. Superarborizada, essa parte do litoral de Maceió tem águas calmas e boas barracas de praia, como Lopana e Kanoa, opções para curtir o mar durante o dia e à noite também. Há períodos, no entanto, em que as algas podem incomodar e ficar acumuladas na beira da água.

A diferença da maré alta e da maré baixa é perceptível na Ponta Verde, sendo que, algumas vezes, no período de maré alta, a força das ondas chega a molhar até quem está no calçadão. Algumas pessoas aproveitam a maré alta para pular do calçadão no mar, como em um trampolim.

O fim de tarde na Ponta Verde é muito gostoso. Se puder, experimente ver o pôr do sol nessa região, de preferência com uma bebida gelada para amenizar o calor. Saiba que na parte da Ponta Verde sentido Jatiúca o sol termina relativamente cedo (às 15h, mais ou menos) e quem quer pegar uma corzinha por ali deve preferir o horário da manhã.

| Melhores Destinos