Home » Maceió » Mutirão faz 50 cirurgias plásticas gratuitas em Alagoas

Mutirão faz 50 cirurgias plásticas gratuitas em Alagoas

cirurgias-plasticasComeçou nesta quarta-feira (13) o I Mutirão de Cirurgias Plásticas Reparadoras em Alagoas. O objetivo da ação é fazer o tratamento e a reconstrução da pele de pessoas atingidas pelo câncer de pele. Somente hoje, 25 cirurgias devem ser feitas.

O mutirão é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), por meio do departamento de ação social, e pelo Instituto de Desenvolvimento e Ensino e Ação Humanitária com apoio da Regional de Alagoas.

O trabalho está sendo feito pelos cirurgiões plásticos da SBCP em Alagoas, e toda uma equipe médica dedicada a atender os pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Viviane Mendonça, presidente da Sociedade Alagoana de Cirurgia Plástica, o mutirão estará acontecendo em quatro hospitais: Hospital Sanatório, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Universitário e Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios.

“Desde o começo do mês estamos fazendo cirurgias em prol do mutirão, e hoje é o dia D, onde serão realizadas pelo menos 25 procedimentos das 50 cirurgias marcadas. A ação visa ao tratamento de câncer de pele e à reconstrução de pessoas vítimas desse tipo de câncer, que não tiveram acesso à assistência”, explicou Viviane.

Ainda de acordo com Viviane, foram feitas triagens com todos os beneficiários, todos os exames necessários já foram realizados, e todos os pacientes estão aptos para fazer as cirurgias.

A primeira contemplada com o mutirão foi dona Maria José, de 62 anos. Ela contou que possuía um sinal no queixo e suspeitava que poderia ser um câncer de pele, pois o sinal a incomodava um pouco. A cirurgia para a fazer a retirada do sinal durou cerca de meia hora.

| GAZETAWEB.COM

DEIXE SEU COMENTÁRIO