Home » Serviços » CNH eletrônica estará disponível até o dia 25 de setembro em Alagoas

CNH eletrônica estará disponível até o dia 25 de setembro em Alagoas

cnheUma versão de teste da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) já está disponível para ser baixada pelos motoristas. O documento digital será usado a partir de fevereiro de 2018, e terá o mesmo valor jurídico do impresso. Porém, em Alagoas, a versão será lançada até o dia 25 de setembro.

De acordo com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), Antônio Carlos Gouveia, a aquisição da versão eletrônica não elimina a utilização do documento físico. Por enquanto, a CNH-e pode ser “testada” apenas em aparelhos com sistema operacional Android e pode ser encontrada na internet.

O aplicativo, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio do telefone celular.

Como vai funcionar

Com a CNH eletrônica, os agentes de trânsito poderão checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que fará a leitura do QRCode.

Assim, o motorista poderá apresentar o documento digital a qualquer autoridade de trânsito, evitando multas caso tenha esquecido ou perdido o documento impresso.

A habilitação física continuará sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de trânsito estaduais.

Futuramente, o motorista também poderá conferir, pelo aplicativo, a pontuação de infrações cometidas, ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer e saber sobre campanhas de trânsito.

DEIXE SEU COMENTÁRIO