Home » Seu bolso » A conta de água vai aumentar!

A conta de água vai aumentar!

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) autorizou o reajuste extraordinário de 15,27% na tarifa cobrada pela Companhia de Abastecimento (Casal). A medida foi definida após análise do pedido de 27,68% de reajuste proposto pela Companhia. A resolução deve ser publicada no Diário Oficial de terça-feira (9).

De acordo com a Arsal, para chegar ao valor de 15,27%, os técnicos da Gerência de Tarifas da Agência Reguladora analisaram os documentos e planilhas apresentados pela Casal e se basearam ainda na atualização monetária do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no Índice Geral de Preços do mercado (IGPM) e na correção referente aos recentes aumentos sobre os insumos.

A partir da publicação da resolução, a Casal já indicou que deve solicitar à Arsal um pedido de Revisão Tarifária, que se trata de um estudo mais amplo dos números e dados da companhia, levando em consideração questões como investimentos, custos e despesas, passivo da empresa, entre outros.

A Casal alega como principal justificativa para pleitear um reajuste de mais de 27% na tarifa a elevação de seus custos operacionais, principalmente em relação à energia elétrica, o maior insumo empregado na produção de água e na coleta de esgoto.